Faça esse teste e descubra em qual das 4 personalidades mais típicas você se encaixa.

Mesmo que os empreendedores compartilhem algumas características, cada um tem um perfil e uma motivação para ter um negócio próprio. Você já descobriu qual é o seu perfil empreendedor? Faça esse teste elaborado pelo Sebrae/SC e descubra qual desses quatro tipos, desenvolvidos de acordo com um estudo que mapeou a cultura empreendedora no Brasil, combina mais com a sua personalidade.

1 – Que alternativa descreve melhor a razão pela qual você decidiu empreender?

A – Sempre quis empreender, desde criança.

B – Queria estar à frente de um negócio que fizesse a diferença, contribuísse para uma sociedade melhor.

C – Não gostava de como as coisas funcionavam onde eu trabalhava e achava que poderia fazer melhor por minha conta.

D – Cansei de trabalhar para os outros lucrarem. Achava que poderia ganhar mais com meu próprio negócio.

2 – Que palavras vêm à sua cabeça quando você pensa sobre empreendedorismo?

A – Realizar um sonho.

B – Mudar o mundo.

C – Fazer do meu jeito.

D – Ganhar dinheiro.

3 – O que levaria você a trabalhar 12 horas por dia para colocar o seu negócio de pé?

A – O desejo de construir um negócio de sucesso, fazendo o que sempre quis.

B – Perceber que a vida das pessoas está melhorando por causa do seu negócio.

C – Notar que o modelo que você desenvolveu está fazendo a sua empresa crescer mais que os concorrentes.

D – Ver que as vendas estão aumentando rapidamente, e que o balanço está no azul já no primeiro ano de operação.

4 – Qual das alternativas se aproxima mais do seu entendimento sobre o risco de empreender?

A – Vale a pena encarar o risco, para ver meu sonho se tornar realidade.

B – Vale a pena encarar o risco, para ajudar as pessoas.

C – Vale a pena encarar o risco, quando sou eu que decido como fazer as coisas.

D – Vale a pena encarar o risco, quando a perspectiva de retorno financeiro é evidente.

5 – Que alternativa descreve melhor a razão pela qual você decidiu empreender?

A – Perceber que há outras oportunidades ainda mais interessantes para explorar em outros segmentos.

B – Não enxergar um propósito nobre no negócio.

C – Notar que, para dar certo, o negócio precisa seguir um modelo que não o agrada.

D – Concluir que as suas projeções estavam erradas. O negócio vai demorar mais que o previsto para deixar de dar prejuízo.

6 – Imagine que você é um dos fundadores do Uber. O que você teria pensado ao decidir desenvolver o aplicativo?

A – “As pessoas estão cansadas de esperar muito pelo táxi e pagar caro por uma corrida. Existe uma clara oportunidade nisso.”

B – “As pessoas encontram dificuldade para se deslocar. Quero que a minha empresa coloque o mundo em movimento.”

C – “Já existem alguns aplicativos relacionados a transporte, mas pensei em um formato muito mais eficiente.”

D – “As pessoas estão cansadas de esperar muito pelo táxi e pagar caro por uma corrida. Dá para lucrar muito resolvendo esse problema.”

7 – Qual destas frases é mais motivante para você?

A – “Oportunidades não surgem. É você que as cria.”

B – “Todo grande sonho começa na mente de um sonhador. Lembre-se de que você tem, dentro de si, a garra e a paciência para atingir as estrelas e mudar o mundo.”

C – “Devo meu sucesso ao hábito de respeitosamente ouvir conselhos e fazer exatamente o contrário.”

D – “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho.”

RESULTADOS

Para descobrir qual é o seu perfil, veja qual alternativa predominou nas suas respostas:

Se a maioria foi a letra A.

Nasceu para isso

O empreendedorismo está no seu DNA. Por encarar a vida com otimismo e encantamento, você enxerga oportunidades de negócio onde os outros não veem nada. Você aposta em ter a sua própria empresa. A sua motivação é a vontade de realizar os seus sonhos.

Se a maioria foi a letra B

Idealista

Ter o seu próprio negócio é uma maneira de trabalhar pela transformação social, garantindo que certos valores que você considera relevantes sejam colocados acima do lucro. Você quer fazer a sua parte por um mundo melhor, e vê um caminho no empreendedorismo.

Se a maioria foi a letra C

Fiel a si

Você quer fazer as coisas do seu jeito, seja trabalhando de maneira mais ética, tendo horários mais flexíveis ou adotando procedimentos que lhe pareçam mais eficientes. O objetivo é ter um negócio reconhecido por seguir as suas próprias crenças e ambições.

Se a maioria foi a letra D

Tudo pela ambição

O seu objetivo é enriquecer com o seu próprio negócio. Você tem metas claras e elevadas para os resultados da sua empresa. Para você, não faz sentido empreender se não for para pensar na casa dos milhões.

Fonte: Sebrae/SC