É uma forma de psicoterapia que aborda os comportamentos do casal e a forma como esses comportamentos afetam não apenas ao indivíduo, mas também as relações entre os familiares e a unidade familiar como um todo.

A terapia psicanalítica de casal não pode ser referido como aconselhamento de casal, aconselhamento matrimonial ou aconselhamento familiar.

Quando é usado

A gama de problemas físicos e psicológicos tratados, incluem conflitos conjugais e de casal, conflitos entre pais e filhos, abuso de álcool e drogas, disfunção sexual, luto, angústia, distúrbios alimentares e problemas de peso, problemas de comportamento das crianças e problemas com o cuidado com os idosos, como lidar com a demência de um pai ou avô.

Trabalhamos também com problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade entre outras de um membro da família, e o impacto que essas questões têm sobre o casal e demais membros da família.

O que esperar

Além do sigilo que é de suma importância em qualquer processo analítico, nossos encontros sempre serão a 3, nenhum tema é abordado sem a presença de ambos os parceiros.

Se houver necessidade nos reuniremos separadamente com cada parceiro para tratar de questões pessoais que afetam ao casal.

A primeira sessão é geralmente para coleta de informações, para que o terapeuta possa aprender sobre o problema que o levou à terapia, obter os pensamentos dos envolvidos e observar a dinâmica do casal. Ao mesmo tempo, você deve ser capaz de ter uma noção clara do papel e competência do terapeuta, dos objetivos do tratamento e de quaisquer “regras” a serem observadas dentro e fora das sessões, como quem deve participar de quais sessões e confidencialidade de qualquer informação compartilhada entre os parceiros e o terapeuta.

Com o tempo, você identificará papéis e comportamentos familiares individuais que contribuíram para os conflitos, identificará desafios específicos e explorará maneiras de resolver ativamente problemas.